sábado, 18 de abril de 2015

CANTOS E PARTITURAS MISSA "A MENSAGEM" 26-04-2015


4º DOMINGO DA PÁSCOA--  JESUS É O PASTOR QUE NOS CONDUZ A DEUS 
Dia Mundial de Oração pelas Vocações
DIA 26-04-2015

01-REFRÃO MEDITATIVO

Onde reina amor, fraterno amor. Onde reina amor, Deus aí está.


--------
Uma noite de suor, sobre o barco em alto mar, O céu começa a clarear. A tua rede está vazia,mas a voz que te chama Te mostrará um outro mar. E sobre muitos corações A tua rede lançará.
Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz E serás... Servo de cada homem Servo por amor, sacerdote da humanidade.
Caminhavas no silêncio, esperando além da dor Que a semente que tu lançavas Num bom terreno germinasse Mas o coração exulta, Porque o campo já está dourado O grão maduro pelo sol No celeiro pode entrar.
Doa a tua vida, como Maria aos pés da cruz E serás... Servo de cada homem Servo por amor, sacerdote da humanidade... (2x)






02-CANTO INICIAL
1 - Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta à vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação!
Cristo, Mestre e Senhor pois, eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva somos hoje seus convivas.
2 - Nossos passos já se encontram a caminho do altar nossas vozes já decantam o que vimos proclamar neste mundo tão bonito mas que pede redenção nosso “sim” ao Deus bendito por amor e vocação!
3 - Nós queremos operários mensageiros do Senhor, que nos façam solidários a serviço do amor construtores da justiça empenhados na missão contra toda injustiça por amor e vocação!


03-CANTO DE PERDÃO
1 - Senhor, vós sois o caminho, guiai-nos ao Pai com carinho. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
2 - Ó Cristo sois a verdade, enchei-nos de caridade. De nós tende piedade, ó Cristo tende piedade.
3 - Senhor vós sois nossa vida, buscais a ovelha perdida. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.



04-HINO DO GLÓRIA

Glória a Deus lá nos céus, e paz na terra aos seus! (bis)
1 - Glória a Deus nos altos céus, paz na terra a seus amados! A Vós louvam, Rei Celeste, os que foram libertados!
2 - Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos!
3 - Senhor nosso, Jesus Cristo, unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!
4 - Vós que estais junto do Pai como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor.
5 - Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor!


-LITURGIA DA PALAVRA
05-APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
Shemá Israel, Adonai elohenu. Adonai ehad! (bis)
Escuta, Israel, o Senhor é nosso Deus, um é o Senhor! (bis)




06-PRIMEIRA LEITURA
Leitura dos Atos dos Apóstolos (4, 8-12)

Naqueles dias: Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: 'Chefes do povo e anciãos: hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, - aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos - que este homem está curado, diante de vós. Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.Em nenhum outro há salvação,pois não existe debaixo do céu outro nome dado aoshomens pelo qual possamos ser salvos'.

07-SALMO RESPONSORIAL(117)
A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. (bis)
 - Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!
- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador! “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.” Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas Ele fez a nossos olhos!
 - Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”



08—SEGUNDA LEITURA
Leitura da Primeira Carta de São João (3, 1-2)
Caríssimos: Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!
Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

09- CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem

(melodia a escolha)

10-Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (10, 11-18)
Naquele tempo, disse Jesus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir;escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente;esta é a ordem que recebi do meu Pai'.

11-RESPOSTA ÀS PRECES
Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.



12-ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amém.

13-CANTO DAS OFERENDAS

1 - Venho, Senhor, oferecer com esse vinho e esse pão tudo o que existe em meu ser, tudo o que há em meu coração.
2 - Vejo agora em Teu altar, essa oferta de amor, quero também te consagrar toda a minha vida, Senhor!
3 - E quando este pão for levantado e junto com o vinho con#sagrado, também as minhas mãos a Ti levantarei... Entoarei louvores ao meu Rei!



CANTO DAS OFERENDAS (2)

Meu coração é para Ti, Senhor. (3x) Meu coração é para Ti.
1 - Porque Tu me deste a vida, porque Tu me deste o existir, porque Tu me deste o caminho, me deste o amor.
2 - Pão e vinho são para Ti Senhor...A minha vida é para Ti. Meu coração é para Ti...


14-SANTO

Santo, Santo, Santo, sois vós, Senhor, nosso Deus.
1 - O Céu e a terra proclamam, proclamam a vossa glória.
2 - Bendito o que vem, Bendito, em nome do Senhor.
3 - Hosana, hosana, hosana, hosana nas alturas!

Clique aqui para ver vídeo


15-PAI NOSSO (CANTADO)

Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!



16-ABRAÇO DA PAZ
Um abraço de paz, um abraço de irmão, um abraço que vá alegrar seu coração.(bis) Paz pra você, paz para nós, paz para o mundo. Onde há dor, melancolia, nós vamos levar a paz. (bis)



17-CORDEIRO DE DEUS
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo
Tende piedade,tende piedade,tende piedade ,piedade  de nós! (2x)
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz ,dai-nos a paz,dai-nos a paz Senhor, a vossa paz!

(a escolha)



18-CANTO DE COMUNHÃO

1 - Comam do pão, bebam do cálice, quem a mim vem não terá fome.
2 - Comam do pão, bebam do cálice, quem em mim crê não terá sede.



CANTO DE COMUNHÃO(2)

1 - Antes da morte e ressurreição de Jesus, Ele, na Ceia, quis se entregar: deu-se em comida e bebida pra nos salvar.
E quando amanhecer, o dia eterno, a plena visão, ressurgiremos por crer nesta vida escondida no pão.
2 - Para lembrarmos a morte, a Cruz do Senhor, nós repetimos como ele fez: gestos, palavras, até que volte outra vez.
3 - Este banquete alimenta o amor dos irmãos e nos prepara a glória no céu. Ele é a força na caminhada pra Deus.
4 - Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai! Quem o recebe não morrerá; no último dia, vai ressurgir, viverá.
5 - Cristo está vivo, ressuscitou para nós! Esta verdade vai anunciar a toda a terra, com alegria, a cantar.



CANTO DE COMUNHÃO(3)

Vós sois meu Pastor, ó Senhor: nada me faltará se me conduzis.
1 - Em verdes pastagens feliz eu descansei, em vossas águas puras eu me desalterei.
2 - No vale das sombras o mal é vão temer. Se vos tenho ao meu lado, por que desfalecer?
3 - Pusestes minha mesa, para o festim real. Ungistes-me a cabeça com óleo divinal.
4 - Transborda em minha taça um misterioso vinho, consolo e alimento ao longo do caminho.
5 - A luz e a graça Vossa, sem fim me seguirão. E o céu em recompensa, um dia me darão.



19-CANTO FINAL

Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei não tenho outro ofício nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei.
1 - Maus pastores, num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu. Vou sair pelo campo, reunir o que é meu; conduzir e salvar.
 2 - Verdes prados e belas montanhas hão de ver o Pastor, rebanho atrás. Junto a mim as ovelhas terão muita paz; poderão descansar.




REFLEXÃO


Todos os anos o 4° domingo da Páscoa é dedicado ao tema do Bom Pastor, ponto de partida e de confronto para as pastorais e para todos os que são considerados pastores em suas comunidades. Pedro e os primeiros cristãos, animados pelo Espírito Santo, enfrentam corajosamente aqueles que se opõem e recusam a Boa Nova de Jesus. Confessam que Jesus é a Pedra rejeitada pelos mercenários do povo, mas constituída em pedra angular por Deus. E quem não se apoia nela para construir a vida do povo é um mercenário e explorador. O novo poder que comunica vida é o nome de Jesus Cristo. Ele é o único pastor que conduz o rebanho à vida plena. João, em sua 1ª carta, lembra aos membros das comunidades cristãs que eles são filhos de Deus em razão do grande amor que Ele tem pela humanidade. A filiação Divina, recebida pelo batismo, é uma realidade que envolve o fiel por toda sua vida. Portanto, ser filho de Deus é estar em sintonia com o projeto do Pai. O evangelho aprofunda as características do pastoreio na Igreja de Cristo. Seu modelo é o Bom Pastor, que está sempre vigilante aos perigos e ataques do inimigo ao rebanho. Na atualidade, os lobos manifestam-se de muitas e sofisticadas formas. Empunhando as bandeiras do individualismo, consumismo, lucro fácil, prazer imediato e sem limites... O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Ele as defende, as conhece e vai atrás daquela que ainda não pertence ao seu rebanho. Podemos reconhecer nas características do pastoreio as várias dimensões da pastoral da Igreja no Brasil: a comunhão e participação, a dimensão missionária, a catequese, a dimensão celebrativa, a ação ecumênica e diálogo religioso e a ação sócio transformadora. Por isso as orações pelas vocações sacerdotais no mundo inteiro. Mas todos os cristãos, tendo sido atingidos pelo amor de Deus e Jesus Cristo, participam desse pastoreio. A figura do Bom Pastor diz respeito a todos os cristãos que querem ser discípulos de Jesus Cristo. Quem tem um coração de verdadeiro pastor não fica fazendo contas de onde chegam seus direitos ou onde terminam suas obrigações. Ele segue uma única lei: O amor.

Leituras da Semana
 2ª feira: At 11,1-18; Sl 41; Jo 10,1-10
3ª feira: At 11,19-26; Sl 86; Jo 10,22-30
4ª feira: At 12,24-13,5a; Sl 66; Jo 12,44-50
5ª feira: At 13,13-25; Sl 88; Jo 13,16-20
 6ª feira: At 13,26-33; Sl 2; Jo 14,1-6
Sábado: At 13,44-52; Sl 97; Jo 14,7-14
Domingo: At 9,26-31; Sl 21; 1Jo 3,18-24; Jo 15,1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário